O que é brain set ?

Da universidade de Harvard, a pesquisadora sobre as causas da criatividade, Dra. Shelley Carson publicou recentemente 'Your Creative Brain: Seven Steps to Maximize Imagination, Productivity, and Innovation in Your Life'. A Dra. Carson divide a criatividade em sete categorias diferentes, ou 'brain sets.' Cada brain set possui um aroma diferente de criatividade e as pessoas irão naturalmente ter alguns 'brain sets'que virão mais naturalmente a elas do que outros. Em seu libro, Carson descreve cada 'brain set'e fornece exercícios para fortalecê-los. Carson enfatiza que não são fatos científicamente provados, mas são modelos inspirados nas pesquisas de neurociência, a intenção deste exercícios é estimular a sua própria criatividade.

O primeiro 'brain set' é a assimilação, este 'brain set' é focado é notar o mundo ao nosso redor e prestar atenção aos pensamentos aleatórios que surgem do seu subconsciente. Desenvolvendo o 'brain set'da assimilação irá ajudá-lo de várias formas, primeiro aumenta nossos recursos, habilidades, de resolver problemas. Em segundo lugar, sendo geralmente cientes vai abrir os olhos para novos problemas ou projetos que pretende enfrentar.Afinal, muitos grandes livros foram inspirados por uma única imagem ou idéia que chamou a atenção do autor. Para acessar o 'brain set' da assimilação você tem que fazer diversas coisas. Primeiro você tem que treinar a si mesmo a notar facilmente detalhes facilmente perdidos e apreciar coisas novas. Segundo você tem que demorar para julgar um pensamento ou uma ideia, deve deixar eles correrem livres pela mente. Na nossa sociedade moderna e aprendizado de escola, aprendemos que temos que focar nossa atenção em uma tarefa por vez, mas para acessar o 'brain set' da assimilação você precisa 'desfocar' sua atenção, notar tudo que vem a sua mente.

Como fortalecer o 'brain set' da assimilação ?

De várias formas: Uma forma é fazer um jogo consigo mesmo. Ajuste um temporizador por alguns minutos e apenas tente notar coisas novas. Note as com todos os seus sentidos, olfato, paladar, tato. Não julgue nada, apenas assimile. Outra forma seria sair, isso mesmo, saia! Dê uma volta, escute, observe o que as pessoas estão falando, conversando, apenas observe.

Outro 'brain set' interessante é o resposável por visionar ideias em geral, é aquele que nos dá a visão. O 'brain set' de visionar ideias é a nossa paleta ou seja, é a habilidade de dar forma as imagens de coisas que muitas vezes nem existem. Poderia ser visualizar sua sala de estar com um arranjo de móveis diferentes, ou lembrar do cheiro da sua comida favorita. A projeção de imagens no nosso cérebro é muito benéfico, permite criar imagens ricas, mundos imaginários. Você pensar em ter ido a lua sem ter ido de fato, por exemplo. O mais importante é que o 'brain set' da visão permite que nos perguntemos 'E se ?'. Essas duas palavras nos permite ter uma liberdade de pensamento enorme.

Quais são os exercícios para o 'brain set' da visão ?

Com imagens mentais, por exemplo, faça o seguinte, feche seus olhos e imagens uma paisagem. Primeiro rascunhe todos os detalhes visuais. O que você vê ? É urbano ou rural ? São coisas vivas ? O que elas estão fazendo ? O que você ouve ? Quais sons elas emitem ? O que você sente na sua pelo ? Há vento nesse local ? Você esta quente, frio, molhado ? Como é o cheiro ? Se você abrir a boca qual gosto irá sentir ? Agora faça a mesma coisa, porém com um personagem. Como ele se parece ? Como ele se mexe ? Qual a expressão no rosto dele quando conversa ? A voz dele é alta ou baixa ? Ele possui sotaque ? Quando você aperta a mão dele, a pele dele é áspera ou macia ? Como ele é fisicamente ? Ou seja, nesse exercício a intenção é criar o seu mundo, aonde cada detalhe desse mundo importa, se imagine nesse mundo só seu e dê asas a liberdade do pensamento.

Com o jogo do 'E se' você poderá tentar fazer um hábito se pergunta 'E se ?' . E então quando tiver uma pergunta, responsa da melhor forma que conseguir baseado em todo seu conhecimento, isso fará com que você esteja preparado para diversas situaçôes que podem lhe ocorrer. A Dra. Carson sugere que tenha um temporizador para esta tarefa. Por fim, a empresa de automação predial, Brain Set, surgiu através da ideia de representar todas as áreas, regiões de criatividade que podemos ter. A criatividade não tem barreira, limite ou preço. Qualquer um pode fazê-lo, basta sonhar, imaginar e sorrir (seja com as coisas mais engraçadas que passa pela sua cabeça). Afinal, dê asas a sua imaginação, você só tem a ganhar com isso.

Atenciosamente,
Equipe Brain Set.



Este documento tem como referência e aplicação, equipamentos e sistemas comercializados pela BRAINSET - Engenharia e Comércio ltda. Para outros sistemas, siga as orientações do fabricante / fornecedor. As marcas Bacnet e Lonworks são propriedades da ashrae e da echelon, respectivamente.

Renato R. dos Santos

Grupo BRAIN SET

Formação

Tecnólogo em mecânica

O que pensa sobre a BRAINSET ?

É uma empresa que procura fazer sempre o melhor possível, com qualidade e seriedade. Isso é visível no esforço e na dedicação pessoal de todos os seus colaboradores.

O que pensa sobre trabalhar na BRAINSET ?

Trabalhar na empresa é excelente. Há um ótimo ambiente de trabalho, com uma grande interação profissional e um alto nível para o desenvolvimento de ideias.

Por que o cliente deve escolher a BRAINSET ?

Sinto um esforço muito grande de cada um para que o resultado do trabalho da empresa seja sempre o melhor possível.

O que destaca a BRAINSET das demais no setor de automação ?

Esse esforço em acertar e atender plenamente, sempre da melhor forma possível, é realmente o grande diferencial da empresa.

Talento é 1% inspiração e 99% transpiração (Thomas Edison).